Páginas

Nomeclatura

Bitrate: Qualidade da MP3, aqui no blog eu posto de 128 à 320, existe mp3 de qualidade mais baixa, mas considero muito ruim, o máximo do mp3 é o 320 kbps (kilobits por segundo). A qualidade final da mp3 depende de vários fatores como da fonte usada, do programa usado, da velocidade de ripagem, ou seja, pode existir uma mp3 de 192 kbps melhor que uma de 320 kbps, mas é raro isso acontecer.

Soundtrack: Traduzido como Trilha Sonora.

Score: É a trilha sonora instrumental, normalmente usada quando existe uma outra trilha sonora com bandas/cantores, essa outra  normalmente chamada apenas de Soundtrack, mas ambas são Soundtracks. Uma outra diferença básica é que quando o Soundtrack é de bandas/cantores, pode trazer músicas que não estão presentes no filme, o chamado "Inspired by" (inspirado por), enquanto que o Score traz somente o instrumental do filme.

OST: Abreviatura para "Original Sound Track" (Trilha Sonora Original).

Bônus Track: Música inclusa na trilha que não tinha em versões anteriores ou em que a gravadora não detêm os direitos sobre a música e existe um acordo para uso da mesma naquele álbum.

Extra Track: Música inclusa pelo uploader.

Hidden Track: A música escondida, normalmente no final do álbum, após algum tempo de silêncio.

Unofficial: Trilha não oficial, feita por fã.

SFX: Trilha feita por fã (em 99,99% dos casos), ripada normalmente de DVD's e Blu-rays em que é possível captar apenas o som sem as vozes, porém apresenta em partes do áudio efeitos sonoros diversos, como passos, pássaros, carros, etc.

Expanded: Trilha espandida, normalmente feita por fã.

Complete: Trilha completa, normalmente feito por fã. Todas as músicas são gravadas mais de uma vez (chamados takes de gravação), podem ocorrer diferenças entre um take e outro da mesma música, essas músicas muitas vezes ainda não possuem nome e são classificadas por letras e números, ou simplismente track 1(faixa 1) etc... tanto a expanded como a complete, na maioria das vezes são músicas que vazaram do estúdio, ou uma junção de trilha convencional com uma promo.

Suite: Arranjo feito com as músicas de modo que as mesmas toquem sem interrupção.

Academy Promo: Disco não comercial enviado à votantes do Oscar, eles recebem um (ou mais) CDs com toda a música (instrumental) presente no filme, é muitas vezes mais completa que as versões "Complete" encontradas.

Promo: Disco promocional de uma OST, normalmente são tiragens pequenas, não comerciais.

Rejected Score: (Trilha Sonora Rejeitada) A trilha normalmente é inclusa na pós-produção do filme, algumas vezes a trilha de um compositor é rejeitada pelo diretor ou produção e assim eles partem em busca de outro compositor, as vezes dois (ou mais) compositores são contratados para criar trilha e apenas uma é escolhida, as que a gente encontra normalmente são trilhas que vazaram, mas existe caso de trilha rejeitada lançada oficialmente.

Deluxe Edition: (Edição de Luxo) É um trilha normalmente expandida ou completa lançada com um acabamento melhor, livreto com fotos e informações a respeito da trilha, vez ou outra traz faixa de entrevista com diretor ou compositor. Normalmente lançada para acompanhar o sucesso de uma sequência ou em aniversário de x anos do filme.

BOX: Caixa que contêm mais de um disco (muitas vezes com brinde), comum para bandas e cantores, raro no caso de trilhas sonoras.

Alternate: Música com certa diferença da original, pode ser comparada ao "Take X".

Mock-up: Peça feita para apresentação do trabalho a ser desenvolvido e não necessariamente o produto final.

Trailer version: Música que como o nome já nos diz, usada no trailer do filme, muitas vezes não entra na trilha original, usada de outros filmes, normalmente inclusa por fãs ou em box/edições especiais.

Theatrical Version: Raro o caso de música feita exatamente para cena, pois o produto final recebe muitos cortes e edições, então as músicas são feitas e depois são encaixadas nas cenas, sofrendo algumas mudanças como cortes etc, neste caso a música presente é exatamente como foi editada para o filme.

Interview: Entrevista, normalmente com o compositor ou diretor, produto que aparece normalmente em edições de luxo, comemorativas etc.

Intrada e La La Land: São empresas responsáveis por re-lançamentos de trilhas, muitas vezes as trilhas são remasterizadas garantindo uma qualidade melhor, várias são completas e em tiragem limitada, muito apreciada por fãs.

Algum termo usado não está aqui? Deixe uma mensagem na caixa de chat que será incluso.